quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bíblia & Música: Louvor e Música

Bom dia irmãos! É um imenso prazer poder compartilhar com vocês mais um post do Bíblia & Música! Hoje, o nosso quadro vai ser um pouco diferente dos anteriores, pois vamos fazer um breve e importante estudo sobre a importância da música na adoração e na vida cristã! 

O Louvor e a Música (Parte 1)

01. A música está na constituição do homem


"Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá." - Gênesis 4.20-22

Neste passagem temos uma primeira referência a música logo após o relato da criação. Aparentemente é o registro apenas de um árvore genealógica, sem maiores inferências. Alguém pode também estranhar – “mas esse trecho nos fala da genealogia de Caim. O que podemos aprender com essa linhagem?” Creio que as qualificações das pessoas cujos nomes estão nesses versículos não foram colocados meramente por “acidente”, mas Deus nos fala algo importante – temos os precursores de três grupos de pessoas:


  • Os agricultores e criadores: os que trabalham e dependem do campo e nele empregam seus talentos e habilidades.
  • Os artesões e os que trabalham em transformação de metais e outros materiais: poderíamos até classificá-los como trabalhadores na indústria.
  • Mas a terceira categoria, a representada por Jubal, nos apresenta o precursor dos artistas, dos músicos.

Será que não vemos aqui, tão próximo da criação, que o homem é algo mais do que um trabalhador e consumidor de alimentos e artefatos? Dá para entender que o homem também exerce suas atividades em outra área além da física e material? Não somente deste texto, mas de várias outras diretrizes da Palavra, vemos que as artes e, mais especificamente a música, são áreas legítimas e comandadas por Deus, para que as adentremos para sua glória – em cumprimento ao mandato cultural de Gênesis. 1.28.

02. O louvor é uma ordem de Deus à sua criação

  • Salmo 98.8 – rios, montes.
  • Salmo 96.11, 12 – céus, terra, mar; campos, árvore, bosque.
  • Salmo 103.22 – todas as suas obras.

Temos, na Palavra, várias expressões metafóricas que expressam o que Deus ordena e deseja. Se Deus assim ordena e se dirige à criação inanimada, quanto mais a nós, criaturas inteligentes que ele colocou nesta criação?

03. O louvor pela música é uma ordem de Deus ao homem.

  • Salmo 30.4 – característica dos redimidos.
  • Salmo 33.1-3 – musicalidade instrumental. Arte: qualidade, precisão, ensaio, beleza (estética) auditiva. Júbilo: envolvimento, entusiasmo, intensidade, alegria – o contrário de tristeza e apatia, de “fazer só por dever”!
  • Salmo 66.1-2 – o chamado e a ordem é emitido a toda a terra.
  • Jeremias 20.13 – os livramentos do Senhor são ocasiões de cânticos.

O ponto focal desta adoração é Deus. Moisés estava tão envolvido em adoração que ele disse: “O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.” - Êxodo 15.2.

FonteSolano Portela


Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho

Postado por Werbster Filho, membro e 1º Secretário da Mocidade Vitória de Cristo.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alimento Espíritual: A Luta pela Alegria (John Piper)

Olá irmãos! Hoje eu posto um vídeo no qual John Piper narra e comenta partes do livro ''As Confissões" de santo Agostinho. Este vídeo fala sobre a luta contra o pecado e que Cristo é infinitamente melhor do que o pecado.  


Agostinho passou boa parte de sua vida escravo do pecado. No seu livro ''As confissões'', Agostinho nos relata toda sua vida, o como ele era pecador, o quanto os vícios o dominavam. Ele levava uma vida devassa, costumava fazer coisas como ir às prostitutas. O pecado que mais atingia santo Agostinho era exatamente o da luxúria. Porém, o Espírito que ressuscita os mortos operou o milagre do novo nascimento em Agostinho, e ele passou a odiar fazer o que antes fazia e passou a contemplar a Cristo, a beleza da santidade. Em um episódio após sua conversão, uma prostituta começou a persegui-lo dizendo: ''Agostinho, Agostinho, eu sou aquela'' e ele respondeu'' Mas, eu não sou aquele''. Jesus disse que ''Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.'' - João 8.32. Isto foi verdade na vida de Agostinho, mas será que tem sido na nossa? Claro, claro, que existe o velho homem, mas o que diz as escrituras? ''Porque, se viverdes segunda a carne, caminhais para a morte; mas,se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis.'' - Romanos 8.13. Veja que a Bíblia não ensina que pelo fato da carne ser fraca podemos pecar, mas que devemos MATAR os feitos do corpo. É comum ouvimos alguém em pecado dizer ''A carne é fraca'', sim a carne é fraca, mas pecado não é vitamina (risos), a Bíblia manda matar as obras da carne.

Alegres na Esperança, firmes na fé, dedicamos no amor e unidos no trabalho!

Postado por Felipe Araújo, membro e Secretário de Evangelização da Mocidade Presbiteriana Vitória de Cristo.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Multimídia Cristã: John MacArthur - Repense seu Amor por Cristo (Vídeo)

Bom dia! =)

"[...] Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." Mateus 22:37

A gente lê esse versículo e, às vezes, nem prestamos a devida atenção que deveríamos em cada palavra que é dita nele. Nós amamos os nossos pais, os nossos irmãos, os nossos amigos, por que não amaríamos a Deus? Então lemos esse versículo e podemos pensar: "É, está tudo bem, é lógico que eu amo a Deus." Porém, o versículo não nos diz que devemos somente amar a Deus, ele diz que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento! Isso não APENAS amar, é AMAR mais que tudo: mais que família, mais que os amigos, mais que @ namorad@, mais que @ espos@, mais que os estudos, mais que a profissão...

Será, então, que estamos realmente amando o SENHOR assim, como Ele nos ensinou?

Vamos repensar o nosso amor por Cristo:

                            

Desejo uma semana de paz a todos! E que, todos os dias, nós estejamos pensando e repensando o nosso amor por Cristo, antes de proclamar ter tanta certeza disso. Até domingo que vem, se Deus quiser!

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho! 

Postado por: Karla Lauanda, membro e 2ª Secretária da Mocidade Vitória de Cristo.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bíblia & Música: Dia do SENHOR

Bom dia irmãos! No Bíblia & Música desta semana, vamos compartilhar com todos um dos hinos de nosso Hinário Presbiteriano Novo Cântico, falando da reverência e adoração que devemos ter no dia do SENHOR!

Dia do SENHOR - Novo Cântico

Na primeira estrofe, há uma chamada de adoração para louvarmos e entoarmos com fervor de espírito um cântico de alegria ao nosso Deus único, soberano e glorioso: "Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro." - Êxodos 15.1. Nas próximas linhas, os cantores ressaltam a busca da Igreja unida, como Casa de Oração (Cf. Is 56.7), pela comunhão com Deus e com seu Santo Espírito. O crente renovado e purificado pelo Espírito de Deus se alegra e está constantemente buscando a presença do SENHOR em oração e ansiando pela comunhão com Deus. Nosso dever como servos redimidos pelo sangue de Cristo é glorificar a Deus: "Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." - 1Coríntios 6.20. Na terceira estrofe, há um pedido para que Deus ilumine aqueles que pregam a Sua palavra, os seus atalaias. A canção termina, então, falando da redenção e do perdão que temos somente em Cristo Jesus! Deus seja louvado :D

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho

Postado por Werbster Filho, membro e 1º Secretário da Mocidade Vitória de Cristo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Alimento Espiritual: O Evangelho, a terrível Verdade das Escrituras


Muitos se esquecem que Deus é Santo, Santo, Santo e o homem é um pecador miserável. Esquecem que o homem está indo ao inferno, e que se não fora pelo sacrifício de Cristo não haveria esperança.


Alegres na Esperança, firmes na fé, dedicamos no amor e unidos no trabalho!

Postado por Felipe Araújo, membro e Secretário de Evangelização da mocidade presbiteriana vitória de Cristo.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Multimídia Cristã: O que é aquilo? (Vídeo)

Olá, queridos e amados irmãos!!! O vídeo de hoje aqui no Multimídia Cristã trata de um tema que precisa muito da nossa atenção... Assistam para entender melhor:

                             

E aí? Já deu pra perceber do que se trata, né? É sobre PACIÊNCIA. Vamos parar um pouquinho e refletir... Será que temos tido paciência uns para com os outros? Será que quando um irmão chega a nós pedindo oração, pedindo um conselho, uma opinião, ou mesmo quando querem apenas que nós ouçamos o que ele tem dizer... Será que temos paciência para ouvi-lo? Paciência para respondê-lo com brandura? A cada dia o homem se torna mais individualista e corre contra o tempo. Ter paciência, para alguns, significa perder tempo. A questão é: vale a pena "poupar" este tempo?

Não ter paciência acaba gerando outros problemas, porque pode, por exemplo, suscitar a ira. Às vezes o irmão vem querer conversar ou comentar alguma coisa e já começamos a demonstrar a falta de paciência com as palavras... Depois disso, o resultado é um só: o irmão fica magoado/chateado/com raiva. Ora, vejam o que diz Provérbios 15, no versículo primeiro: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira."

Nesse vídeo há uma reflexão sobre a paciência do filho com o pai. É muito comum isso acontecer! A gente vê todos os dias. Um pai cria o filho, dá atenção, educa, mas quando envelhece... o filho não reconhece e não tem paciência. Aqui cabe perfeitamente um certo versículo: "Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá." Deuteronômio 5:16

Nós não somos perfeitos e, com a vida tão atarefada, às vezes deixamos a paciência de lado e partimos para a ignorância/brutalidade. Só por meio da oração, meditando na Palavra de Deus, pedindo a Ele que tenha misericórdia de nós e nos ensine a sermos pacientes e brandos em nosso falar é que conseguiremos ser pacientes! =) Por isso, vamos orar e meditar muito, porque paciência é um assunto delicado e difícil, porém é algo necessário para termos comunhão.

Uma boa semana a todos!!! =)

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho! 

Postado por: Karla Lauanda, membro e 2ª Secretária da Mocidade Vitória de Cristo.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

News UMP: Retiro 2013 - Casa de Oração

"também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos." Isaías 56:7

O Retiro 2013 da IPB Vitória de Cristo irá abordar um tema muito especial para todo cristão: A Oração. Através da oração, podemos nos conectar com o Senhor, sentir a Sua presença santa, expressar os nossos anseios e  agradecer pelo Seu imensurável amor. A oração é a oferta mais especial que podemos dedicar ao Senhor. Por isso, ela se faz essencial para a igreja, chamada pelo próprio Deus como Casa de Oração. O Senhor nos ama e ele gosta de ouvir o nosso clamor. Ao orar, estamos saciando a nossa sede pela água da vida, o Senhor Jesus! Por isso, o retiro deste ano recebeu o nome CASA DE ORAÇÃO. Do dia 09 a 12 de fevereiro, estaremos nos reunindo na casa de praia dos irmãos Assis e Miriam. Teremos devocionais, cultos, noite temática, gincanas, louvor com o Ministério Maranata e muitas surpresas!!! Para curtir os quatros dias, os irmãos irão contribuir com o valor de R$ 60,00 (adultos) e R$ 20,00 (crianças). Assim como o Retiro anterior, neste também disponibilizamos a opção das diárias, que ficam por apenas R$ 20,00 (por dia). Vamos descansar na presença do Senhor com muita alegria, comunhão e ORAÇÃO!!! Você não pode perder!
 


Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho! 

Postado por: Fernando Santos, membro e Presidente da Mocidade Vitória de Cristo.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bíblia & Música: Venha Teu Reino

Boa noite irmãos! No Bíblia & Música desta semana, iremos compartilhar com vocês um louvor que demonstra o anseio do cristão por ser reflexo da glória e da vontade de Deus!

Venha Teu Reino - Jeanne Mascarenhas 

No começo do louvor, a cantora ressalta alguns dos atributos e valores do SENHOR, um Deus que é Amor sem deixar de ser Justiça, um Deus que perdoa, mas também disciplina quando preciso. Podemos ver algum desses atributos em Apocalipse 5.12: "proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.". Em oração, a cantora segue pedindo para que a palavra de Deus se espalhe em toda terra e que Sua santa glória se veja em todo o lugar, fazendo alusão com Isaías 6.3: "E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da Sua glória.". No refrão da música, a cantora pede ao SENHOR para que ela seja reflexo da glória de Deus. Como servos de Cristo devemos ser sal e luz para este mundo, aceitando, em reverência, sua santa, perfeita e maravilhosa vontade sendo cumprida em nossa vida: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." - 2Coríntios 3.18. Que possamos ser espelhos de Cristo, glorificando e louvando o nome do nosso SENHOR todos os dias! Venha Teu Reino Jesus!

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho

Postado por Werbster Filho, membro e 1º Secretário da Mocidade Vitória de Cristo.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Alimento Espiritual: Pecados nas Mãos de um Deus irado( Jonathan Edwards).




Muitos pregam um evangelho superficial, um evangelho que não mostra ao pecador a realidade em que ele está, porém, mostra ensinos que agradam ao pecador. Mas, é o verdadeiro evangelho que fala ao mais profundo de nosso ser! Pretendo começar a expor este evangelho. Pretendo mostra a realidade de que a ira de Deus está sobre o homem e só em Cristo poderemos ser salvos desta ira!

"Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar." - Romanos 8.7.

O homem, por natureza, está em inimizade contra Deus. Por isso que Cristo é o Príncipe da Paz! Pois, é por meio dEle que podemos ter paz com Deus.

Começo postando este vídeo do sermão ''Pecadores nas mãos de um Deus irado''. Pretendo postar, como já disse, sobre a realidade do estado humano, e pretendo fazer-lo mostrando os atributos de Deus. Nas próximas postagens, pretendo continuar postando sobre isto!


Alegres na Esperança, firmes na fé, dedicamos no amor e unidos no trabalho!

Postado por Felipe Araújo, membro e Secretário de Evangelização da mocidade presbiteriana vitória de Cristo.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

News UMP: Mocidade 2013!


Olá irmãos-nautas queridos!! Depois dessas mini-férias do "News UMP", retornaremos hoje com as novidades da nossa amada Mocidade Vitória de Cristo! 2013 promete ser um ano muito especial para nossa igreja, com grandes projetos! Vamos deixar de papo e conferir as maravilhas?


Como você pode conferir, pela tabela com as decisões da Plenária de Janeiro, (basta clicar na imagem acima), temos muitas atividades para 2013! Começando muito bem, teremos o nosso amado programa "A Voz do Evangelho" no dia 12 de janeiro (sábado), as 15h, na FM Cultura 87.9! Sintonize e desfrute desse programa feito especialmente pra edificar a sua vida! Sem perder o ritmo, no próximo sábado (19 de janeiro), as 17h, iniciaremos o projeto de Visita aos lares dos jovens, estreando na residência dos nossos queridos irmãos Mirla e Alexandre! A primeira departamental do ano será na residência da Tesoureira da UMP, Carolina Deperon! Devocional, brincadeiras e oração são os pontos fortes dessa reunião, dia 26 de janeiro (sábado), as 18:30h!!Como de costume, no primeiro sábado do mês, teremos a nossa Plenária. Portanto, a reunião de fevereiro ocorrerá no dia 02, as 17h. Contamos com a participação de todos os membros da UMP! Em 2013, a IPB Vitória de Cristo realizará mais um Retiro Espiritual!! Do dia 09 a 12 de fevereiro, nos reuniremos na Casa de Praia dos irmãos Assis e Mirian. O retiro está por apenas R$ 60,00 (quatro dias completos) e R$ 20,00 (diária e crianças). As inscrições já começaram e serão até o dia 15 de janeiro, com os secretários da UMP, Werbster Filho e Karla Lauanda. Não percam! Em breve, mais novidades do Retiro em uma postagem especial!!! Encerrando as novidades de hoje, já está marcado o 9º culto de Jovens!!! O culto evangelístico da UMP ocorrerá no dia 30 de março, as 19h. Em breve, divulgaremos mais informações!! Contamos com a oração de todos para que este culto seja mais uma oportunidade de levar a mensagem do Senhor aos necessitados!!

E aí, gostaram das novidades? Vamos permanecer na oração para que estes projetos possam se concretizar conforme a vontade do nosso Deus! :D

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho! 

Postado por: Fernando Santos, membro e Presidente da Mocidade Vitória de Cristo.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bíblia & Música: Enquanto Oramos

Boa noite irmãos :D! Com muita alegria, estamos aqui em mais uma quarta-feira com o quadro Bíblia & Música e hoje vamos nos deleitar na bela letra do louvor Enquanto Oramos.

Enquanto Oramos - Vencedores por Cristo

A letra de Enquanto Oramos trata-se de uma oração feita ao nosso Deus, onde os cantores começam pedindo ao SENHOR que os encham com o Seu precioso amor para que, deste modo, já não sejam mais eles que vivam, mas Cristo viva neles: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." - Gálatas 2.20. Sem o amor de Deus em nossos corações nós, pobres pecados, nada somos e não aproveitamos nada daquilo que fazemos no nosso dia-a-dia: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará." - 1Coríntios 13.1-3. Na segunda estrofe, os cantores reconhecem a necessidade que eles têm de serem transformados e renovados pela santa e magnificente palavra de Deus, tendo assim um coração contrito e humilde diante da presença do SENHOR. O resultado dessa oração em humilhação e quebrantamento do homem e exaltação a Deus é a paz de Cristo reinando em nossos corações e o Seu Santo Espírito nos consolando e nos dando refrigério!

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho

Postado por Werbster Filho, membro e 1º Secretário da Mocidade Vitória de Cristo.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Multimídia Cristã: Balão Vermelho (Vídeo)

Olá, irmãos! Este é o nosso primeiro Multimídia Cristã do ano de 2013 e eu trouxe mais um vídeo do One Time Blind para compartilhar com vocês! :)

O vídeo de hoje se entitula "Balão Vermelho (Red Baloom)" e faz uma ilustração muito bacana acerca do "olhar" que cada ângulo pode dar sobre uma determinada verdade. Assistam para entender melhor:

                              

"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:31-32

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho! 

Postado por: Karla Lauanda, membro e 2ª Secretária da Mocidade Vitória de Cristo.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Bíblia & Música: Digno é o SENHOR

Boa tarde irmãos! Nesta quarta-feira, no Bíblia & Música, meditaremos na letra deste bela canção que fala do amor de Deus nos revelado através do sacrifício de Cristo e que tem por título Digno é o SENHOR. Reflitamos um pouco :D

Digno é o SENHOR - Aline Barros

No começo da música, a cantora agradece ao SENHOR por tão grande amor de ter nos enviado Cristo para livrar o Seu povo de seus pecados. Neste momento de gratidão, a cantora também ressalta o alto preço, preço do sangue do Cordeiro de Deus, pago para nos dar vida eterna: "Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." - 1Coríntios 6.20. Deus enviou Seu próprio Filho, que sendo rico se fez pobre, para livrar aqueles que, por suas próprias forças, não poderiam se salvar, para salvar e redimir Seu rebanho que outrora estava morto em delitos e pecados, portanto, devemos ser eternamente gratos a Deus por tamanho sacrifício de Cristo! A segunda estrofe fala do lavar regenerador  de Cristo em nossa mente e coração: "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o Seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos Seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna." - Tito 3.4-7. O resultado desse lavar regenerador é a nossa comunhão para com Deus restaurada pelo sangue de Cristo e uma mente e um coração que meditam e guardam a palavra de Deus dia e noite, como nos ensina o salmista em Salmos 1.2: "Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite.". Que possamos ser luz e sal para este mundo, testemunhando quão digno é o nosso Salvador de receber todo o louvor e toda a adoração! "Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz." - João 12.36a


Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho

Postado por Werbster Filho, membro e 1º Secretário da Mocidade Vitória de Cristo.