quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bíblia & Música: Louvor e Música

Bom dia irmãos! É um imenso prazer poder compartilhar com vocês mais um post do Bíblia & Música! Hoje, o nosso quadro vai ser um pouco diferente dos anteriores, pois vamos fazer um breve e importante estudo sobre a importância da música na adoração e na vida cristã! 

O Louvor e a Música (Parte 1)

01. A música está na constituição do homem


"Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá." - Gênesis 4.20-22

Neste passagem temos uma primeira referência a música logo após o relato da criação. Aparentemente é o registro apenas de um árvore genealógica, sem maiores inferências. Alguém pode também estranhar – “mas esse trecho nos fala da genealogia de Caim. O que podemos aprender com essa linhagem?” Creio que as qualificações das pessoas cujos nomes estão nesses versículos não foram colocados meramente por “acidente”, mas Deus nos fala algo importante – temos os precursores de três grupos de pessoas:


  • Os agricultores e criadores: os que trabalham e dependem do campo e nele empregam seus talentos e habilidades.
  • Os artesões e os que trabalham em transformação de metais e outros materiais: poderíamos até classificá-los como trabalhadores na indústria.
  • Mas a terceira categoria, a representada por Jubal, nos apresenta o precursor dos artistas, dos músicos.

Será que não vemos aqui, tão próximo da criação, que o homem é algo mais do que um trabalhador e consumidor de alimentos e artefatos? Dá para entender que o homem também exerce suas atividades em outra área além da física e material? Não somente deste texto, mas de várias outras diretrizes da Palavra, vemos que as artes e, mais especificamente a música, são áreas legítimas e comandadas por Deus, para que as adentremos para sua glória – em cumprimento ao mandato cultural de Gênesis. 1.28.

02. O louvor é uma ordem de Deus à sua criação

  • Salmo 98.8 – rios, montes.
  • Salmo 96.11, 12 – céus, terra, mar; campos, árvore, bosque.
  • Salmo 103.22 – todas as suas obras.

Temos, na Palavra, várias expressões metafóricas que expressam o que Deus ordena e deseja. Se Deus assim ordena e se dirige à criação inanimada, quanto mais a nós, criaturas inteligentes que ele colocou nesta criação?

03. O louvor pela música é uma ordem de Deus ao homem.

  • Salmo 30.4 – característica dos redimidos.
  • Salmo 33.1-3 – musicalidade instrumental. Arte: qualidade, precisão, ensaio, beleza (estética) auditiva. Júbilo: envolvimento, entusiasmo, intensidade, alegria – o contrário de tristeza e apatia, de “fazer só por dever”!
  • Salmo 66.1-2 – o chamado e a ordem é emitido a toda a terra.
  • Jeremias 20.13 – os livramentos do Senhor são ocasiões de cânticos.

O ponto focal desta adoração é Deus. Moisés estava tão envolvido em adoração que ele disse: “O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.” - Êxodo 15.2.

FonteSolano Portela


Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho

Postado por Werbster Filho, membro e 1º Secretário da Mocidade Vitória de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário