quinta-feira, 20 de junho de 2013

Se liga Mocidade: Vamos aprender a ler a Bíblia!

5 Dicas para Leitura Bíblica

Em primeiro lugar, leia a Bíblia diariamente. Ela é o alimento para sua alma. Sua alma deve ser nutrida diariamente, assim como o seu corpo requer alimento diário. A alma tem necessidade ainda maior de ser nutrida. Se você passar um dia sem ler a Palavra de Deus, sua alma fica faminta. Começa a enfraquecer e a vacilar. Isso afetará sua fé, sua esperança e seu amor.
  •   Minha sugestão é que você leia um capítulo por dia. Se esse capítulo contiver mais de 40 versículos, é melhor dividi-lo, lendo-o em dois dias e não de uma só vez. A melhor hora para se ler a Bíblia é de manhã, entre a hora em que você se levantar e o seu café. Nesse período sua mente está clara e disposta.
Em segundo lugar, leia a Bíblia de modo sistemático. Já que cada Livro da Bíblia é perfeitamente distinto dos outros, não é aconselhável que você leia o trecho de um dos Livros hoje e um outro livro amanhã, ao acaso.

  •   Comece pelo Novo Testamento, por ser mais interessante, pois é a história de Jesus e de Sua Igreja. Leia Mateus, Marcos, Lucas e João, que são os Evangelhos. Você verá tudo o que Jesus fez e ensinou. Depois, o Livro de Atos dos Apóstolos, é a história muito interessante do início das igrejas em vários lugares. Siga depois lendo as Epístolas, ou cartas, do apóstolo Paulo, que são lições de doutrina. Continue até terminar com o Livro de Apocalipse, que fala do fim do mundo e começo do céu
Em terceiro lugar, leia a Bíblia com paciência. Há muitos termos ou palavras difíceis de se pronunciar ou compreender, bem como um número grande de expressões a que você não está acostumado. Sua leitura ficará um tanto cansativa como, por exemplo, ao percorrer a lista quase interminável de nomes esquisitos no primeiro capítulo do Evangelho de Mateus. E, às vezes, em vista de você não entender o significado de certas palavras, fica um tanto falha sua compreensão integral daquele trecho.
  • Lembre-se, então, de duas coisas: (1) Que esse fenômeno é natural, e não precisa ser encarado como falta de zelo, ou má vontade de sua parte; (2) que, em vista de haver uma linha de continuidade em toda a Bíblia, você, provavelmente, entenderá na Epístola aos Romanos, por exemplo, alguma coisa que não pode compreender quando leu o Evangelho de Lucas. É preciso ter paciência
Em quarto lugar, leia a Bíblia em espírito de oração. A Bíblia não é uma revista mensal, nem, tampouco, uma novela. É um Livro com Poder e Inspiração para mudar e dirigir sua vida. Nela você encontrará o Caminho Divino para a Vida, e, por vezes, a Vontade de Deus para aquele dia quando estiver lendo determinado capítulo. Através da Bíblia é que você pode conhecer a Cristo. E se não conhecer a Cristo você não poderá segui-Lo.
  • Ao ler a Palavra de Deus, você irá alimentar sua própria alma. Portanto, leia o seu trecho diário em espírito de oração. Comece com uma oração, por mais curta que seja. À medida que for lendo um versículo depois do outro, peça a Deus que lhe dê sabedoria para compreender o significado e a lição de cada um deles.
Em quinto lugar, leia a Bíblia repetidamente. Dizer que você não precisa mais ler, só porque terminou O Novo Testamento, é como dizer que não precisa de mais refeições só porque acabou de comer! Além disso, há muitas Verdades e Idéias na Bíblia que você talvez não compreenda ao lê-Las pela primeira vez. E também o significado de muitas Verdades da Palavra de Deus pode ser diferente, conforme sua idade, as circunstâncias e o tempo.
  •   Quando tiver terminado, não feche simplesmente o Livro e saia correndo para fazer qualquer outra coisa. Medite no significado daquilo que você acabou de ler. Deixe que isso penetre em seu coração e sua alma, ao pensar e meditar sossegadamente em Sua mensagem para você.

"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmo 1:2


Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho

Postado por Carolina Deperon, membro e Tesoureira da Mocidade Vitória de Cristo.

Um comentário:

  1. Ler a biblia è ato muito importante na vida de uma cristão è nosso alimento esperitual..Otima postagem Carolina Deperon..Parabèns..

    ResponderExcluir