segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alimento Espiritual: Breve exposição de Gálatas 2.20

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gálatas 2:20 
Existe uma música cuja parte dela diz o seguinte: "Eu queria ter mais que uma voz, mais que um amor, e uma vida pra te oferecer". Eu estava meditando nessas palavras, aliás, do nada comecei a pensar nelas. Quero convidá-los a considerar se realmente vivemos nossas vidas como um sacrifício de louvor (Rom 12:1-2). Assim que comecei a pensar nas palavras supracitadas, me lembrei de Gálatas 2:20. Afinal, não era mais Paulo que vivia, mas Cristo vivia em Paulo! E é assim que nossa vida é vivida para Deus: Cristo habitando em nós.
Irmãos, meditemos mais fundo nestas palavras, isto não é mero moralismo, nem um cumprimento de uma listinha com coisas que você deve ou não fazer, mas uma vida diferente, uma nova natureza (João 3:3). Os fariseus eram moralistas, muitos homens incrédulos são moralistas, religiosos são moralistas, eles cumprem uma lei e pensam que são bons, mas sua natureza não mudou e, na realidade, o Deus deles ainda são eles próprios. Eles se privam do hedonismo para louvor de si mesmos (futuramente quero tratar melhor sobre o assunto). Mas os cristãos têm outro vivendo neles; é uma nova natureza, algo muito mais profundo do que ser estoico.
Neste versículo, Paulo diz ainda: "e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus". Ora, em Romanos 14.23 diz que tudo o que não é de fé é pecado. Vê a diferença do cristianismo para as falsas religiões? O cristianismo não é uma mera listinha, é toda uma vida!Tudo o que não procede de fé, tudo o que não é para Deus, é pecado! Agora, aqueles que foram regenerados pela graça irresistível do Espírito Santo, vivem somente pela fé! Tudo o que eles fazem é teocêntrico, Deus está no centro de toda a sua vida, Deus é o centro! É assim que devemos viver, pois a vida cristã não é apenas ir à igreja, ouvir certas músicas, ouvir sermões, vestir camisas cristãs, a vida cristã é muito mais do que isso, a vida cristã é uma vida cujo centro é Deus, tudo o que a pessoa faz, o faz para a glória de Deus (Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31) Em outras palavras: ele não vive para mais si mesmo, ele vive para Deus. Tudo o que o cristão faz, seja comer, seja estudar, seja trabalhar, ele o faz para a glória de Deus.
E, no mesmo versículo, vemos a causa do ‘’Cristo vive em mim’’, e a causa é: "o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". O viver para Cristo, não é fruto de uma escolha ou esforço humano, é fruto da graça de Deus. Em Romanos 6:6 lemos: "Sabendo disto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais o pecado". A causa da santidade é a morte de Cristo, ele não apenas pagou pelos nossos pecados, mas também nos santificou através dela. Por isso que em Tito 2.14 diz que Ele se entregou por nós, para purificar para si um povo; A morte de Cristo que é a causa da nossa purificação.

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho!

Postado por: Felipe Araújo, Membro da Mocidade Vitória de Cristo.     

Um comentário:

  1. :)))

    "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus." Colossenses 3:1

    ResponderExcluir