terça-feira, 27 de novembro de 2012

Alimento Espiritual: O Aspecto horizontal do canto na Igreja (Yago Martins)

A música sempre foi extremamente importante para a Igreja, pois não é a toa que existem inúmeros cânticos na Bíblia. E quão gloriosa é a história da música cristã! É lamentável que a grande maioria dos crentes não saibam nada sobre ela.. O Apóstolo Paulo disse o seguinte:


“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.”. 
Colossenses 3.16

Ora, a música também tem um papel didático. A igreja deve ensinar e expressar a fé cristã através da música. A igreja não faz música para entreter as pessoas, ela faz música para adorar a Deus e para ensinar (e expressar) a fé Cristã. Por exemplo, no hino Castelo Forte, Martinho Lutero expressou de forma brilhante a doutrina da incapacidade total do homem, da dependência de Deus e da certeza da salvação. Aliás, já repararam como os hinos nos levam á meditação? Como suas letras e suas melodias se combinam de maneira gloriosa?


Creio que a música é de extrema importância aos cristãos!  Você já parou parar pensar se não existissem os belíssimos hinos (como muitas músicas gospeis) que tão belamente expressam a nossa fé?  E o que falar dos salmos? Todo um livro na Bíblia com orações musicalizadas!Yago Martins fala um pouco sobre o papel da música na Igreja.



Para quem não conhece, essa é Fanny Crosby, a maior compositora de hinos da História (cerca de 9000).  Muitos hinos no Hinário Novo Cântico foram escritos por ela. Fanny, desde seu primeiro mês de vida, foi cega.


       

Alegres na Esperança, Fortes na fé, dedicados no amor e firmes no trabalho

Postado por Felipe Araújo, membro da mocidade presbiteriana vitória de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário