segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Alimento Espiritual: Somente a Fé

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.’’ 
Gálatas 2:16-20


Uma das doutrinas mais defendidas pelos reformados é a doutrina do "sola fide" (somente a fé, em latim). A ideia é que o homem não é salvo pelas suas obras, nem por obedecer as leis, nem pelo seu próprio esforço,  nem por superstições, nem por crendice e etc; Antes, o homem é salvo somente pela fé em Cristo. Bem, isso é muito diferente daquilo que pregam as falsas religiões, onde a salvação se dá por meio de obras e pelo cumprimento de algumas leis. O que o evangelho nos ensina, porém, é algo muito mais profundo: o homem não pode se justificar por forças próprias. Primeiramente, temos que notar que o homem é pecador. Leiam e meditem em Romanos capítulos 1 ao 3, lá, Paulo mostra a condição do gênero humano. Vejamos o que ele fala: 

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.".
Romanos 3.11-23

Entendem? Esse é o estado do ser humano: pecador!. Você pode dizer: Mas eu não sou assim! Eu respondo que você é orgulhoso e não sabe o seu real estado. Em Mateus 5, Jesus disse que quem olhar para uma mulher com um olhar impuro no seu coração já adulterou e Ele também disse que quem se irou injustamente contra seu próximo, no seu coração já o matou. Cristo nos ensinou como devemos ler a lei. Não é apenas o pecado exterior que é errado, mas o interior também!  Você pode nunca ter matado, mas sua natureza é assassina, pois não é a toa que muitas pessoas que se julgam boas, em momentos de raiva acabam matando. Digamos que eu tenha uma máquina que pode revelar todos os seus pensamentos, você realmente gostaria que eu a mostrasse em público? Você gostaria que eu a mostrasse para o seu melhor amigo? Vamos lá se avalie! Percebem? O homem é mau, sua natureza é má, e mais: Ele nunca buscaria á Deus se não fosse pela graça divina. Quando o ser humano peca, ele está querendo destituir Deus do seu trono, pois ele esta querendo substituir a lei do SENHOR pela lei dele próprio. O homem natural pode se achar bom como o fariseu de Lucas 18.9-14, porém, o regenerado sabe que ele é como o publicano desta mesma passagem. 

 " (...) A alma que pecar essa morrerá.". - Ezequiel 18.4. Você alguma vez já pecou? Evidentemente que sim, então, vejam esse versículo com maior cautela. Todos nós pecamos! Vejam o estado do homem! Se não houvesse um Salvador não haveria esperança para ninguém, ou seja, todos iríamos morrer eternamente e todos iríamos apenas esperar o inferno chegar! "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.". - Isaías 64.6. Se vanglorias de suas "boas" obras? Pois saiba que não passa de trapo de imundícia para Deus! Os homens são como o imundo! Quem é o homem para que Deus dele se compadeça? O homem é apenas um pecador, um rebelde.

Vejamos agora a necessidade de um Salvador. "O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro.". - Provérbios 17.15. Será que um Deus que é Santo, Santo, Santo, poderia simplesmente nos perdoar? Será que um Juiz bom e justo vai simplesmente deixar criminosos á solta? Evidente que não! Deus seria abominável se Ele simplesmente nos perdoasse. Vejamos outra passagem: "Que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado.". - Êxodo 34.7. Vejam como esse verso é maravilhoso, pois ele fala de dois atributos de Deus: A misericórdia e a ira (lembrando que todos os atributos de Deus são justos, ou seja: é justiça). O SENHOR é misericordioso, porém, Ele seria injusto se simplesmente inocentasse o culpado, seria como um juiz que inocenta um estuprador apenas porque teve pena dele.

Foi por isso que Jesus Cristo teve de vir ao mundo: Ele veio para se fazer maldição em nosso lugar (Cf. Gálatas 3.13).  "Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que nEle, fôssemos feitos justiça de Deus.". - 2Coríntios 5.21. A morte de Cristo não foi simbólica, ela foi substitutiva. Jesus, na cruz, estava nos substituindo. Era como se todo o pecado que nós cometemos tivesse sido cometido por Ele. Por isso Ele clamou "Meu Deus, meu Deus! Por que Me desamparastes?’". Sua esperança não está no fato de você fazer isso ou aquilo, não está no fato de você ser membro de igreja, nem no fato de gostar de música gospel (ou música sacra) , sua esperança não está no fato de você se esforçar para ser moralista, nem tempouco no fato de ser uma "pessoa boa", a única esperança está na cruz! O crente verdadeiro está sempre olhando para a cruz de Cristo. Quando ele peca, ele olha para aquEle que por ele morreu e ressuscitou. 

Dei uma breve explicação sobre a condição do homem e a sua esperança. Agora, quero voltar ao texto de Gálatas 2.16-20. Terminei o ponto passado falando que a nossa esperança está na cruz, está em Cristo! A doutrina do sola fide diz que a nossa fé não deve está em nada a não ser em Cristo! Não devemos depositar nossa fé em nós mesmos, ou em supertições inventadas pelos homens, mas temos que ter fé em Cristo. A vida cristã é um vida em fé, vivemos pela fé em Jesus Cristo, temos total dependência dEle! E essa fé não é apenas saber que Deus existe, ou que o Deus Cristão é o único verdadeiro. Antes, esta fé (que é um dom de Deus, Cf. Ef 2.8) é aquele agir do Espírito dentro de nós que faz com que sejamos novas criaturas. É essa fé que faz com que Paulo diga no versículo 20: "Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.". Esse é um dos versículos de que eu mais gosto em toda a Bíblia! Pela fé, Paulo não vivia mais para ele, mas Cristo vivia em Paulo! Ele nos mostra bem como é a salvação: Deus nos dá a fé, e essa fé faz com que nós vivarmos para Ele.  O justo viverá pela fé (Cf. Romanos 1.17; Habacuque 2.4), não uma fé simplesmente religiosa, mas uma fé viva que faz com que vivarmos para Cristo, uma fé viva que faz com que odiemos o pecado e amemos a santidade, uma fé que faz com que renunciemos a nós mesmos e venhamos nos oferecer como sacrifícios vivos e agradáveis perante Deus (Cf. Romanos 12.1-2). Eu não consigo expressar como é essa fé! Se você é crente você sabe do que estou falando.

Por isso amados, a santidade (que significa separação, ou seja: Uma pessoa santa é aquela que é separada para Deus) não é obedecer á uma listinha de regras, mas ter a verdadeira fé. "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, ou afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.".Colossenses 2.20-3.5. Como a palavra é perfeita! A salvação e a santidade não são por obras, são por fé, porém, essa fé não é falsa de apenas saber que Deus existe, mas é viver para Ele!

Para encerrar quero postar uma das minhas passagens favoritas da Bíblia:
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria."
Hebreus 11:1-14

Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho!

Postado por Felipe Araújo, membro da mocidade presbiteriana vitória de Cristo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário