segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Alimento Espiritual: Uma pequena conversa acerca da mortificação.

"Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis". 
 Romanos 8.13

Olá irmãos?! Hoje falaremos de um dos termas mais importantes para a vida cristã: A mortificação da carne. Todo cristão deve matar o pecado que está dentro dele, morrer para o pecado; está crucificado para o mundo, e o mundo para ele (Gl 6.14). O cristão, nas palavras do apóstolo Paulo ( Inspirado de forma inerrante pelo Espírito Santo) em colossenses 3.5 deve fazer morrer a nossa natureza terrena.
Romanos 8.13 deixa muito claro: Se vivemos segundo a carne estamos caminhando para a morte. Isso é muito sério, estamos vivendo na carne ou no Espírito? VOCÊ está vivendo na carne ou no Espírito? Faça como a Bíblia ensina em 2 co 13.5 ensina, examine-se a si mesmo! Entenda que Deus não é homem para que minta, ''se viverdes segundo a carne, caminhas para a morte'' O homem que vive segundo a carne está caminhando rumo ao abismo eterno, ao inferno de fogo.
A próxima coisa que quero dizer é que essa mortificação não é fruto meramente do esforço humano, mas, do poder do Espírito Santo. Não adianta fazer penitencias, não adianta passar dias comendo só pão e bebendo só água, não adianta fazer peregrinações religiosas, não adianta orar em cima de milho. Se alguém faz todas essas coisas e não nasceu de novo tudo foi inútil, apenas adicionou a hipocrisia entre seus pecados. A mortificação cristã é pelo Espírito, é ele que nos dá a graça de mortificarmos o nosso pecado, pela fé nós consideramos tudo como perda por causa de Cristo (Fp 3.4-7)!
        ''Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti;pois te convêm que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno''
 Mateus 5.29

O que Jesus ensinou aqui é que devemos jogar fora tudo o que nos faz tropeçar! Se alguma coisa te faz tropeçar, mesmo que em si mesmo seja uma coisa boa, vc deve jogar fora! As pessoas têm a mania de achar que só devemos rejeitar coisas que são em si mesmo pecado, porém, não é verdade. O Apóstolo Paulo vai dizer que todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm, todas as coisas são lícitas mas nem todas edificam(1 co 10.23, 1 co 6.12) O que Paulo ensinou aqui? Paulo ensinou que devemo fazer tudo para a glória de Deus, até quando estamos comendo e bebendo devemos fazer tudo para a glória de Deus!(1 co 10.31). Se eu faço algo que não esta sendo para a glória de Deus, e se eu faço algo que me faz tropeçar ou que não me edifica,  mesmo que em si mesmo me seja licito, devo rejeitar e jogar fora! 
Não está conseguindo fazer isso( jogar o que te faz tropeçar fora)? Então clame! Quando oramos estamos pedindo forças ao Espírito Santo, e muitas vezes ele nos mostra o que temos de errado. Vou contar um pequeno testemunho meu. Desde 2010 o Senhor vem me mostrando seu glorioso evangelho, vem me mostrando as maravilhosas doutrinas da graça, vem me mostrando o como a santidade é bela. Porém, eu nunca conseguir nem mesmo bater no pecado, as vezes eu sentia o Espírito, mas era por pouco tempo, logo a carne voltava a reinar.O mais impressionante é que eu escultava sermões que o pregador chamava á santidade, e eu amava isso, porém, minha prática é muito diferente. Porém, no dia 23/10/12 eu comecei a dá uma real mudança na minha vida cristã (vejam como é recente!), eu tive que fazer um pequeno sermão no culto de oração da igreja, mas, a semana passada tinha sido uma semana bem carnal para mim, quando deu umas 4 da tarde, eu comecei a clamar! No começo da oração parecia que iram ser como qualquer outra, parecia que seria mais uma oração morta, mas depois de um tempo senti o Espírito Santo, e ali mesmo já soube o que iria falar na igreja, e já me senti santificado, senti que o Espírito era comigo. Havia pedido ao Espírito Santo que pelo menos me desse uma boa palavra para pregar, não por causa de mim, mas por causa da igreja. Lembro de ter clamado por santidade também, para que o nome de Deus fosse exaltado. Irmãos, foi maravilhoso! Bem, depois que eu terminei de orar, só fui ver o texto que iria pregar e comecei a pregar para mim mesmo. No culto eu me senti usado pelo Espírito, não sei se ele operou na vida de mais alguém, mas na minha ele operou. Deste desse dia tenho crescido muito na fé, eu já tinha experimentado "períodos bons'' como crente, mas depois eu voltava a ser um crente carnal, agora eu estou sentido que estou mesmo crescendo espiritualmente. Senti de Deus que eu tinha que deixar ao máximo a internet, deletar meu facebook( pelo menos por um tempo), só usar a internet para casos que realmente sejam importantes( como este). Irmãos, tenho crescido na fé, e uma coisa interessante é que o tempo que mais estou chorando pelos meus pecados é justamente agora. Eu até digo que ainda não mortifiquei certos pecados, mas tenho fé em meu Deus que estou mortificando! Eu cair algumas vezes depois desse dia? Sim, mas no geral estou crescendo na fé. Como já disse antes, já tinha passado por momentos que parecia que eu estava vencendo a carne, mas não havia um crescimento, logo eu começava a ser carnal de novo. Isso me faz lembra que Jesus disse que devemos vigiar e orar para que não entremos em tentação. Ainda sou um crente bem fraco, mas, eu sinto que o Espírito Santo está me dando crescimento na fé. O Espírito também está me concedendo que eu faça um culto todo dia 5 da manhã, e as vezes o Espírito me acorda mais cedo! Eu já tentei fazer isso algumas vezes, e estava tentando antes do dia 23 de outubro, mas ou acabava fracassando, ou era algo sem fervor, e quando tinha fervor logo acabava.
Irmãos, eu estou mostrando esse testemunho para mostrar que devemos clamar a Deus por santidade. Jacó lutou contra o Anjo até ganhar a benção, será que estamos fazendo diferente? Clame e não olhe para traz! Eu me lembro que em um dos cultos organizados pela mocidade, o Renova-me( no período após este culto foi um dos bons momentos que eu tive) o pregador Antonio Sérgio disse que Paulo olhou para Cristo e  considerou tudo como perda, enquanto que a mulher de Ló olhou para trás. Irmãos, enquanto escrevia esse testemunho, eu me lembrei de que muitas vezes eu tinha um momento bom com o Senhor, e depois eu sentia o pecado como se dissesse: mas vc nunca mais vai me provar? Vc nunca mais vai me experimentar?. Sei que provavelmente alguns vão me entender errado depois deste testemunho que dei, muitos vão dizer: '' Mas vc não sabe se controlar? '' Bem, de fato eu não sei me controlar, sou um pecador miserável! Eu não sei como foram os 2 últimos culto dos irmãos, mas quanto a mim foram excelentes! Me senti muito tocado, principalmente com a pregação do Reverendo Ilton( Pastor da igreja de nossa mocidade) no último domingo sobre o reinado de Cristo.
Bem, já falei de mais de mim mesmo, e o que falei foi só porque senti que devia falar e porque tem haver com o post. A mortificação é a própria vida cristã, a nossa vida é uma vida de mortificação! E uma mortificação interior, não se contente de apenas bater no pecado, que possamos matar-lo! Aniquila-lo! Veja, que o pecado é interior, Jesus chamava os fariseus de sepulcros caiados porque de fora pareciam limpos, mas por dentro eram imundos! Sempre fui conhecido pro ser ''o crente'', no colégio as pessoas me conheciam assim, mas eu sabia que por dentro era muito diferente, e mesmo agora eu tenho que limpar e muito o meu interior.
Renunciem! Renunciem! Renunciem ao pecado! Certamente ele pode dizer:'' Nunca mais vai me experimentar?'' Ignore! Agora um aviso: Tem de vigiar e orar, tem de tá clamando ao Espírito para que ele te faça mortificar as obras do corpo.
Que Deus abençoe os Irmãos, que Deus santifique-nos, e que Deus nos livre do mal!

         
Postado por Felipe Araújo, membro da mocidade presbiteriana vitória de Cristo.
         
 Alegres na Esperança, Fortes na fé, dedicados no amor e firmes no trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário